Rinoplastia

Ciência e Arte.

A rinoplastia ou cirurgia estética do nariz, com o objetivo de embelezamento facial, tornou-se mundialmente aceita há cerca de 100 anos, com técnicas que se aperfeiçoaram continuamente até chegar ao momento atual. Até os anos 60 ou 70, a rinoplastia tinha uma abordagem exclusivamente estética, sem se preocupar com a respiração dos pacientes.

No entanto, muitos pacientes que desejam melhorar a aparência do nariz apresentam queixas respiratórias devidas a um desvio do septo nasal ou ao crescimento exagerado dos cornetos nasais, conhecidos como “carne esponjosa do nariz”. Mais recentemente, passamos a diagnosticar as alterações das válvulas nasais, que podem comprometer a respiração tanto no repouso, como durante o exercício aeróbico.

Com o passar do tempo, alguns cirurgiões, como o Dr. Ronche, incorporaram o diagnóstico e o tratamento das alterações respiratórias e adotaram a rinoplastia funcional. Desta forma, é possível oferecer ao paciente um nariz em harmonia com sua face e, ao mesmo tempo, com boa função respiratória.

Dr. Ronche acredita que a melhor oportunidade para o tratamento destas alterações funcionais é exatamente no momento da correção das imperfeições estéticas, ou seja, durante a rinoplastia

Estudos mais recentes provaram que o nariz apresenta um arcabouço estruturado, em perfeita interconexão de seus elementos anatômicos. Este conhecimento anatômico do nariz levou ao surgimento de um novo conceito cirúrgico, há mais de duas décadas, conhecido como rinoplastia estruturada, com utilização de enxertos de cartilagem do próprio paciente, o que representou um grande avanço da rinoplastia.

Mais recentemente, uma nova abordagem cirúrgica, conhecida como rinoplastia preservadora revolucionou a rinoplastia ao oferecer recursos técnicos mais conservadores da anatomia nasal, com recuperação mais rápida e resultado mais natural.

Entretanto, os brasileiros são muito miscigenados em sua ascendência étnica e os narizes podem precisar de recursos da rinoplastia estruturada na ponta nasal e técnicas da rinoplastia preservadora no dorso, constituindo o que denominamos rinoplastia híbrida.

Como pudemos observar, a rinoplastia teve grande evolução no tratamento estético e, ao mesmo tempo, incorporou a resolução das deformidades funcionais, abrangendo a Ciência e a Arte no mesmo procedimento!

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn

Rua Dr Guilherme Bannitz, 54
Itaim Bibi - SP

55 11 3849-7977

💬 Agende sua consulta