Rinoplastia Estruturada no Terço Médio Nasal

O terço médio do nariz é formado por uma cúpula cartilaginosa que se articula com a pirâmide óssea do terço superior. Ele é formado pelas cartilagens laterais superiores e pela porção cartilaginosa do septo nasal. Estes três elementos cartilaginosos são unidos entre si e representam o suporte estrutural do terço médio. Durante a rinoplastia, estas cartilagens são separadas tanto para o tratamento estético do nariz, como para o tratamento dos desvios do septo nasal.

Na rinoplastia estruturada, devemos utilizar segmentos de cartilagem (enxertos) provenientes do próprio septo nasal para refazer a cúpula original e todo este conjunto cartilaginoso deve ser adequadamente fixado com fios de sutura. Estes enxertos de cartilagem são denominados expansores do terço médio e conhecidos na literatura médica como “spreader grafts”.

O Dr. Ronche acredita que a utilização sistemática de enxertos estruturais propicia melhor resultado funcional e pode evitar, na grande maioria dos casos, o estreitamento ou colapso do terço médio que produz uma deformidade estética frequentemente observada no período pós-operatório tardio, denominada deformidade em “V” invertido.

Jack Sheen, idealizador dos “spreader grafts”, publicado em 1984, observou também melhora nas funções respiratórias de seus pacientes após adoção desta técnica cirúrgica. Em todo o mundo, cirurgiões especialistas em rinoplastia utilizam de rotina estes enxertos, tanto em rinoplastias primárias como em rinoplastias secundárias.

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn

Rua Dr Guilherme Bannitz, 54
Itaim Bibi - SP

55 11 3849-7977

💬 Agende sua consulta