A Anatomia Estruturada do nariz e a Rinoplastia

A função principal do nariz é condicionar o ar ambiente destinado aos pulmões. O nariz se adapta rapidamente às alterações atmosféricas, com o objetivo de filtrar, umedecer e aquecer o ar inspirado.

O arcabouço de suporte do nariz é constituído por uma pirâmide óssea na parte superior, rígida e bastante resistente. O terço médio nasal é formado por uma estrutura cartilaginosa também bastante resistente, porém com alguma mobilidade.

A parte inferior do nariz, a ponta nasal, é a porção mais projetada da face humana e sujeita a traumas e pressões externas. O suporte da ponta nasal também é cartilaginoso, porém mais frágil e bastante flexível, que se deforma ao receber forças externas, mas retorna a seu estado original a seguir.

Estas estruturas básicas de suporte do nariz foram durante muito tempo tratadas de forma isolada, pois não tínhamos o conhecimento da importância de suas interconexões ligamentares. Descobrimos que a anatomia do nariz é estruturada, com interdependência de cada uma de suas partes.

Assim, ao se modificar uma determinada estrutura, os outros componentes anatômicos podem sofrer modificações e distorções no período pós-operatório de médio e longo prazo.
Apenas nas últimas décadas o reconhecimento da anatomia estruturada passou a fazer parte das técnicas cirúrgicas atuais.

A rinoplastia estruturada, adotada e discutida pelo Dr. Ronche nos cursos e congressos médicos que participa, representa uma abordagem cirúrgica conservadora em relação aos elementos de suporte estrutural e, em especial, às conexões ligamentares do nariz.

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn

Rua Dr Guilherme Bannitz, 54
Itaim Bibi - SP

55 11 3849-7977

💬 Agende sua consulta